sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Estresse" como combater esse mal



Essa semana estive observando o comportamento de algumas pessoas, e percebi que a correria do dia-a-dia, leva o ser humano a tomar atitudes impensadas, devido à sobrecarga de responsabilidades que temos que enfrentar todos os dias, o que gera estresse seja ele de natureza física, psicológica ou social, é um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo.
O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras como a depressão na morte de um parente.
Muitos procuram a ciência  para combater esse mal, que atinge grande parte da população, no entanto uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade de Toronto Scarborough, no Canadá, deu mais um passo na identificação dos benefícios da fé, que ultimamente tem sido cada vez mais apontada como fator de bem estar e resistência a doenças. Segundo o estudo, quanto maior é a crença de uma pessoa em Deus, menor é sua vulnerabilidade aos efeitos do estresse. O levantamento, coordenado pelo professor Michael Inzlicht, do Departamento de Psicologia daquela instituição, foi publicado na prestigiada revista Psychological Science.
Inzlicht e mais três pesquisadores procuram demonstrar que a convicção religiosa é caracterizada pela redução nas atividades de uma região do cérebro denominada córtex anterior cingulado. Trata-se de um sistema envolvido na experiência da ansiedade e, segundo o texto da pesquisa, “importante pela autorregulação”. Em outras palavras, o que os exames nos voluntários envolvidos – adeptos de várias confissões – demonstraram é que o zelo religioso e a fé em Deus ajudam a compreender e lidar melhor com situações difíceis ou críticas. Estes apresentaram menos ansiedade do que as pessoas sem religião que também se submeteram aos testes.
Em uma de suas publicações em seu blog a apresentadora Vivi Freitas, revelou o segredo que trouxe estabilidade em sua vida: “Oro com o que tenho a dizer a Deus. Falo com sinceridade. Depois leio a Bíblia. As palavras escritas nas Escrituras Sagradas saem do papel, passam a ser vida dentro de mim, porque não leio de forma a aprender uma história e sim para trazer vida para mim.”
Somente a fé em Deus nos traz segurança, para tomarmos atitudes importantes, então vale a pena consultá-lo sempre!
Obs: Aguardem novas publicações, estou atualizando o blog uma vez por semana, devido à correria, mas estou por aqui sempre.
Karen Salvador

Um comentário :

Gostou do post? Comente. Ficarei muito feliz em saber sua opinião sobre essa postagem que preparei com muito carinho.