sexta-feira, 26 de abril de 2013

Líder eu?



Ontem, conversando com dois colegas sobre a importância da organização, surgiu o assunto liderança. Em meio ao tema abordado e percebendo a forma em que um deles respondia a cada palavra, disse: “Você precisa ter espírito de liderança”, ele não obstante de imediato me respondeu: “Eu tenho”.
Após a conversa, comecei a analisar os fatos e perguntei para mim mesma: “O que é espírito de liderança, será que eu tenho?” – Foi quando Deus de imediato me respondeu na mente: “Se você não sabe liderar a sua vida, não saberá liderar ninguém!”.

Com isso cheguei à conclusão de que não adianta exigir nada de ninguém, se eu não fizer primeiro, se não for um espelho a quem está sobre a minha responsabilidade. Sempre tive comigo que ser líder não é dar ordem e sim exemplo, então vai algumas dicas:

v  O líder sabe a hora e a forma certa de repreender. Ele não humilha, nem expõe as pessoas ao ridículo, mas mostra a elas o que poderia ter sido feito melhor para o resultado que o grupo se propunha atingir.

v  O verdadeiro líder sabe submeter-se aos seus servos, ouve-os atentamente, pois sabe que precisa de pessoas  eficientes e com até mais experiência do que ele para que possa aprender.

v  O verdadeiro líder não reclama, faz das dificuldades oportunidades, não é ouvinte de problemas, ele resolve.

v  O verdadeiro líder chama responsabilidade para si, não com o objetivo de mostrar aos outros que é capaz, mas porque tem dentro de si o desejo de aprender e nada melhor do que criar oportunidades em sua vida.

v  Líder não tem nada a ver com estar à frente de algo, mas em extrair as habilidades individuais da capacidade de sua equipe, motivando-os a desenvolver seus talentos naturalmente.

v  Liderança é uma capacidade que se conquista mais pelo respeito e pela admiração dos outros, do que por cargos nomeados ou ameaças. O verdadeiro líder é aquele em quem o grupo se espelha, e que serve como referência na hora em que cada uma dessas pessoas tem que tomar suas próprias decisões.

Ah, vou explicar por que o assunto liderança surgiu durante a conversa de organização, como mencionei no começo do post. É impossível haver progresso, se não tiver ordem. A organização é essencial tanto para um trabalho em equipe quanto para nossa vida, portanto se você deseja ser um grande líder, analise-se primeiro e veja se de fato tem sido um em sua vida, pois um líder nasce assim. 

Um comentário :

  1. mesmo para quem não tenha a intenção de assumir um cargo de liderança. Afinal, a maioria de nós quer liderar algo, mesmo que seja alguma coisa bem simples. O líder tem prazer no que faz e estimula os outros a trabalharem com prazer. Motiva a todos para o que está sendo construído. Dirige a atenção de todos para o que realmente importa. Planeja de modo certo e acompanha o desenvolvimento do que foi planejado.. E esta liderança, ela contém instruções práticas para o dia-a-dia que podem se aplicar a todos desde uma tarefa de dona de casa ou ao um grande cargo.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Comente. Ficarei muito feliz em saber sua opinião sobre essa postagem que preparei com muito carinho.